8 Tipos de Infoprodutos que Você pode criar

Os Produtos de Informação, também conhecidos como Infoprodutos, são um dos tipos de produtos digitais mais vendidos na Internet.

Para quem ainda não está familiarizado com o Termo, um Infoproduto é um produto criado com informações em formato digital, com o objetivo de proporcionar algum aprendizado para o cliente. Em outras palavras, um Infoproduto provê informações para resolver um problema do cliente ou facilitar de alguma forma a sua vida com relação aquele tema abordado.

Este aprendizado pode estar relacionado a temas dos mais variados possíveis, por exemplo: Como tocar determinado instrumento musical, Como usar um software, Como preparar boas iscas de pescaria, Como se preparar para estudar no exterior, Como adestrar seu cão, Como editar vídeos, Como se planejar melhor financeiramente, e outros tantos temas quanto você possa imaginar.

Os 8 Tipos de Infoprodutos mais Comuns

Criar um infoproduto pode ser bastante trabalhoso, pois envolve pesquisa, planejamento e é claro, a confecção do produto digital em si. Porém apesar de trabalhoso, normalmente esta não é uma tarefa complexa.

Você pode “empacotar” seu conteúdo digital em diversos formatos diferentes e assim criar vários tipos de produtos. Cabe a você decidir qual formato agrada mais a você e é claro, à audiência para quem você pretende ofertar seu produto.

Agora vamos dar uma olhada nos 8 principais tipos de infoprodutos.

Ebooks

Ebooks ou Livros Digitais são infoprodutos bastante populares, pois são os mais simples de serem criados e também distribuídos. Com um processador de textos como o Word ou o Writer do BROffice (que é gratuito), você pode facilmente escrever seu Ebook e salvá-lo em formato PDF, que é o formato padrão para comercializar este tipo de conteúdo.

Vídeo-aulas/Palestras

Vídeos sempre fazem sucesso, especialmente se há pessoas envolvidas. Uma maneira bem simples de criar um infoproduto em forma de vídeo-aulas/palestras é você preparar um ambiente para fazer uma apresentação, convidar pessoas que tenham interesse no tópico do seu infoproduto e realizar a palestra gratuitamente. É claro que você filmará todo evento e depois irá transformar isto no seu infoproduto.

Screencasts

Já tivemos um post específico sobre screencasts aqui no Blog do Hotmart, mas vale a pena destacar esta mídia aqui novamente. Screencasts são a forma mais rápida e fácil de se criar um vídeo. Para quem não conhece, os Screencasts são vídeos filmados a partir da tela do computador. São perfeitos para cursos sobre como usar um software ou um site. Veja aqui nosso post específico sobre screencasts.

Audiobooks

Audiobooks são livros narrados e compactados (normalmente) em formato MP3. Uma vez que você tenha o conteúdo, os Audiobooks são bastante fáceis de produzir, bastando ter um microfone de boa qualidade e um local isolado de ruídos externos. A vantagem do Audiobook é que as pessoas podem colocar no seu iPod, smartphone ou qualquer outro player de aúdio e ouvir sua mensagem enquanto faz outras coisas. Dependendo do tipo de audiência esta é uma mídia muito eficaz.

Podcasts

Os podcasts são gravações em áudio que costumam simular programas de rádio. Normalmente seu conteúdo é baseado em entrevistas ou discussões entre um pequeno grupo de pessoas. Podem ser gravados em conferências via internet, usando-se o Skype por exemplo, e assim como Audiobooks possuem a vantagem de poderem ser consumidos através de players como iPod e smartphones, enquanto o ouvinte realiza outras atividades.

Programas para Membros

Os Sites de Membros, Programa para Membros ou simplesmente Membership, são sites de conteúdo privado, restrito apenas a membros autorizados que normalmente pagam por uma Adesão para obter este acesso. Esta adesão dá direito de acessar o conteúdo do site por alguns meses. Este tipo de produto digital é ideal para Clubes Privados e programas de Coaching Online. Se você desejar criar um infoproduto deste tipo, veja as instruções de como integrar o Hotmart para vender conteúdo em sites de membros.

eMagazines

As eMagazines, ou simplesmente eZines são revistas eletrônicas. Podem ser produzidas em formato PDF ou também em formato de conteúdo privado. A característica principal é que as eMagazines possuem uma periodicidade definida de forma que o comprador sabe que de tanto em tanto tempo, ele poderá adquirir ou acessar uma nova edição da revista. Este formato está se tornando cada vez mais popular especialmente agora com a chegada dos tablets.

Kits

Os Kits são conjuntos de infoprodutos de diversos tipos. Podem misturar ebooks, com vídeo-aulas e screencasts. Como todos os arquivos são em formato digital, tudo pode ser entregue via internet e dessa forma o consumidor pode usufruir do conteúdo em diversos tipos de mídia. Existem conteúdos que são melhor para se consumir em formato de vídeo, outros em fomato escrito. Entender qual o melhor formato para cada tipo de conteúdo pode ser uma excelente forma de melhorar a qualidade e vendabilidade do seu produto, montando assim um kit.

Conclusão

Então, o que você está esperando? Você tem algum conhecimento que pode ser de valor para outras pessoas? As pessoas costumam vir até você para pedir conselhos sobre algum assunto? Se você tem algo para ensinar que pode resolver problemas ou facilitar a vida de outras pessoas, porque não transformar este conhecimento em um infoproduto? Fica aí a dica!

Bons negócios!